sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Editoria Equipe Mídia e Questão Social


Hoje comemoramos o  aniversário do Blog Mídia e Questão Social! Isto nós causa imensa felicidadede!

Queremos agradecer a vocês queridos (as) amigos (as) que acreditaram nele, e nos incentivaram a prosseguir desde o seu nascimento: em 10/09/2009, um dia antes do lançamento do livro Mídia, Questão Social e Serviço Social, organizado por Mione Sales e Jefferson Ruiz, que já se encontra na 2ª edição.

Aos nossos blog-leitores (as), aos nossos preciosos e fiéis seguidores, aos que vão chegar também. Todos têm papel decisivo para estarmos presentes na blogosfera, reafirmando os nossos propósitos: de mantermos viva nossa “fecundidade crítica e criativa”, além de “cientes de que informação é poder, o horizonte que nos une e mobiliza é o direito a tê-la. Cabe-nos, então, como receptores e produtores, comunicá-la com qualidade. Os eixos temáticos mídia, questão social, educação e cultura estão no cerne do nosso olhar.”

Já estamos com 15.000 mil acessos e compartilharemos com vocês, neste primeiro ano, a reapresentação das editorias, pois isto possibilitará o re-conhecimento para os que ainda não as conhece. Como uma pequena homenagem ao nosso público, reeditaremos alguns comentários que recebemos. Citaremos alguns indicadores relativos aos artigos mais acessados de maio de 2010 até o momento.

Vamos começando... Pelo lançamento do:

Blog Mídia e Questão SocialEstréia em 10-09-2009

Agora as Editorias:

Volta do Mundo, Mundo da Volta – Estréia em 25-09-2009
Mione Sales

Um dos comentários : “Mione, os e-books já são um fenômeno há um bom tempo. O grande fenômeno mesmo é o e-reader, o aparelho pelo qual se pode ler os e-books, sendo o mais conhecido deles o Kindle, e q deve ser a "máquina fria" q a "e-moça" estava lendo. Apesar dos meus poucos anos de vida, tb estou presa a certas coisas q fizeram parte do eu curto espaço de vida como a minha estante cheia d livros a qual eu adoro e há pouco tempo atrás sonhava em cada vez aumentá-la mais junto claro c o meu conhecimento e não por mera quantidade d livros estampados naquela estante. No entanto, vejo alguns avanços q os e-readers e e-books trazem como a possibilidade d não precisar imprimir fazendo c q se modifique um pouco a cultura do desperdício de papel, a possibilidade de ampliar os leitores q não precisam comprar os livros, a possibilidade de achar obras q não se publicam mais, etc. Claro, temos que ponderar p quem esas inovações vão chegar, podemos começar discutindo sobre o acesso a internet e de qtos tem um computador em casa. A primeira é mais fácil d resolver c o boom das lan houses, mas a segunda é mais problemática pq não se terá ond ler o livro se não for pelo computador ou o e-reader. E até ond eu sei o Kindle e outros e-readers ainda não estão c preços populares, mas acho q isso é questão d tempo. Além disso há op fato d existir alguns e-books pagos, mas q procurando bem se encontra na internet suas versões gratuitas. Antes d finalizar, gostaria d dizer q espero q esta alternativa de leitura não exclua o livro em papel na forma q conhecemos e sim seja uma alternativa q possa cada vez mais se popularizar e contribuir c uma maior socialização do q a humanidade construiu. Enfim, enquanto escrevia este post procurei uma reportagem da carta capital sobre o e-reader e como gostei vou deixar o link para quem tiver interesse.
Marina Alecrim 

Por nina em Editoria Volta do Mundo, Mundo dá Volta - Sinais hipermodernos ou a primeira vez que eu vi um leitor de e-book, em 28/04/10.

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: EPPUR SE MUOVE – uma crônica política do meio do mundo – 28-10-2010
 
::::::::::::::::::::::::::::
 
Caleidoscópio BaianoEstréia em 14-09-2009
Claudia Correia

Um dos comentários: “Li o texto de Claudia e penso que é isso mesmo - os meios de comunicação de massa tendem a apresentar uma determinada imagem do perfil e do trabalho do assistente social. Contudo, acredito que isso não é "fantasioso", mas na verdade, revela, o quadrante de requisições que nos são postas e principalmente como respondemos a elas. Estudei no doutorado (em minha tese) este tema - não das "representações", mas a imagem socialmente consolidada sobre o Serviço Social e seus agentes, bem como a autoimagem que temos de nós mesmos; e cheguei a conclusão que a imagem do Serviço Social hoje é mesclada por traços tradicionais, próximos ao que Claudia observa nos filmes, e traços renovados, vinculados a luta por direitos sociais... No mais, parabéns a Claudia pela inovação do uso do cinema na sua disciplina (ótima dica, pois também leciono a disciplina de Ética na UFRJ) e pelo blog, bastante original também entre nós. Abraço a todos, Fátima Grave”.

Por Anônimo em Editoria Caleidoscópio Baiano - O (A) assistente social na telona, em 24/06/10

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: O major e os analfabetos - 06-07-2010.

:::::::::::::::::::::::::::::

Editoria Jornalismo na CorrentezaEstréia em 12-11-2009
Ana Lucia Vaz











Um dos comentários: “Adorei o blog.! Procuro tratar questões sociais no meu tbm. Mas ainda é novo, não tem mta coisa. Se não tiver problema, virei seguidora do blog.! Bjos, :* “

Por Nina em Editoria Jornalismo na Correnteza - Tragédia no Rio de Janeiro : quem escolhe corre o risco?, em 14/04/10.

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: A arte pela vida contra o deserto - 26 de agosto de 2010.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Jornalista Parceiro – Participações Especiais - Estréia em 18-04-2010 
Liliane Peixinho
  










Um dos comentários: Sem comentários.

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: UFBA desmata seu próprio Memorial de Mata Atlântica, em 19-06-2010.

::::::::::::::::::::::::::::::

Equipe Mídia e Questão SocialEstréia em 08-10-2009

 








Um dos comentários feitos até hoje: “Bom dia. Leandro vim conhecer seu Blog por indicação da Ana Carolina, que foi minha aluna. Você e seus amigos estão de parabéns, gostei muito do Blog e já estou seguindo oficialmente. Vou publicar seu Blog nos meus dois Blogs porque é um espaço interessante de informação e pesquisa, principalmente para alunos e profissionais do Serviço Social. Um abraço! Odete Dan Ribeiro” .

Por odetedan em Editoria Equipe Mídia & Questão Social Pequena Cartografia estadual no Rio de Janeiro, em 03/09/10.

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: Dia Internacional de Combate a Aids , 01-12-2009.

:::::::::::::::::::::::::::::

Web@Tecno Estréia em 15-11-2009
Nelma Espíndola














Um dos comentários: Olá pessoal! O blog está mesmo muito bom. Parabéns pela matéria sobre a OCAS, nossa conhecida! Abraços, Elaine Behring

Por Elaine Rossetti Behring em Editoria Web@TecnoJá estou “Saindo das ruas”... Foi uma possibilidade através da Revista OCAS, em 24/02/10.


::::::::::::::::::::::::::::::

Estranha Semelhança com a Utopia Estréia em 06-01-2010
Jefferson Ruiz








Um dos comentários: “Muito oportuna a discussão. Os meios de comunicação defendem seus interesses como raposas velhacas, astutas. O triste é que todo esse contingente que você cita como desconhecedor até dos candidatos, que não é pouca gente, sugere um perfil de inocentes nas mãos de interesseiros, gente manipulável. São galinhas para as raposas. Como você bem disse, o governo atual não se mexeu para alterar a realidade, mostrando que não há interesse de mudança, há interesse em se ocupar do poder e se valer de suas benesses, tirar proveito das regras e das mesquinharias tanto da campanha como da distribuição de cargos e fruição da máquina. O show está apenas começando. Um abraço.”


Por Humberto em Editoria Estranha Semelhança com a Utopia - Mídia e eleições presidenciais – perguntas e provocações para debate, em 26/04/10.

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: O SUS , a saúde-mercadoria e três filmes americanos (estaríamos contribuindo para o desmote pa política pública de saúde no Brasil?) – 11-06-2010.

::::::::::::::::::::::::::::::

Efeito QuixoteEstréia em 10-02-2010
Leandro Rocha


 









Um dos comentários "Olá, Leandro! Há cerca de uma semana, graças ao informativo do CRESS-MG, tomei conhecimento do livro "Mídia, Questão Social e Serviço Social". Para uma pessoa que possui formação em Serviço Social e que sempre teve muito interesse pelo assunto "mídia", uma grata surpresa! Evidentemente, não resisti a encomendar o meu exemplar. Logo, acabei encontrando também o blog. E hoje, passando por aqui, achei o seu post e, já de cara, me identifiquei com o nome da Editoria. De fato, não é fácil manter o "quixotismo" nos dias de hoje. Confesso quase ter abandonado o meu, por diversas vezes. Mas ainda tento preservá-lo. "Seja o que for, seja por amor às causas perdidas..." como já cantou o Gessinger. Mas vamos ao tema do post, né? rs Propícia a discussão! Quando o assunto é "notícia", não abro mão do meu "jeito mineiro desconfiado de ser" mesmo! rs E, há tempos, deixei de me balizar na TV e no impresso. Aliás, hoje em dia, minha fonte de informações é basicamente a Web, pela diversidade, amplitude, praticidade, enfim... Mas tenho plena consciência de que nem tudo são flores. Muita coisa precisa ser filtrada antes de "consumida". E, mesmo filtrando, ainda corremos esse risco de engolir gato por lebre. Daí, a pergunta que sempre fica: até que ponto estamos mesmo preparados para lidar com esse "de tudo" que a internet nos oferece? É um grande desafio... E que se torna ainda maior quando levamos em conta a questão da universalidade do acesso. Embora tenhamos avançado no que diz respeito à inclusão digital, é fato que ainda temos muito que caminhar para que a rede esteja realmente ao alcance de todos. Eis, então, o duplo desafio de se pensar a democratização do acesso à informação. Bom, acho que acabei me empolgando! rs É um assunto que rende muitas discussões. Fiquei, de fato, entusiasmada por saber da existência de uma efetiva "discussão midiática" dentro do Serviço Social. Parabéns a todos vocês pela iniciativa do projeto! Um abraço! “


Por Luara em Editoria O Efeito Quixote -  Realidade ou ficção? Quando barreiras caem, como fica a mídia?, em 11/02/2010.

O artigo mais lido de maio de 2010 a setembro de 2010: A culpa é nossa... ( Ou a “Reinvenção do Brasil”) - 27-05-2010.

::::::::::::::::::::::::::::::

Esta foi uma pequena retrospectiva, deste primeiro ano na blogosfera. Nosso desejo é que tenham gostado.

E, para finalizar a festa, queremos lhes dizer de um presente que todos nós ganharemos a partir da próxima semana uma nova editoria. Aguardem!!

Muito obrigado (a) por suas participações e companhias.


Um forte abraço ,


Equipe do Blog Mídia e Questão Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...