terça-feira, 7 de setembro de 2010

Editoria Web@Tecno

Politizando a blogosfera: o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas



Nelma Espíndola*

Aconteceu o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas e foi um sucesso. Divulgamos o evento em nossa Agenda Cultural, em 24 de julho de 2010. Tínhamos a perspectiva de que isto aconteceria.


Uma inovadora ferramenta de comunicação pelo olhar dos organizadores

De fato, o evento foi vitorioso, como afirma um dos membros da Comissão Organizadora, Rodrigo Vianna300 podem virar Mil ano que vem! O blog Mídia e Questão Social, desde já, soma-se a esta vontade e pretende fazer parte do próximo Encontro. Lamentamos não termos podido estar presentes no evento; papo que rolou virtualmente entre nós, blog-amigos.

A blogosfera se constituiu efetivamente a partir de 11 de setembro de 2001, e, no decorrer desses últimos nove anos, vimos descobrindo o quanto essa ferramenta de comunicação tem força para disseminar o direito à comunicação, que é humano.

Os blogs devem ser um espaço de prática << real >> da liberdade de expressão. O ator José de Abreu exemplifica como essa liberdade pode acontecer, quando expressa a sua opinião sobre o que pensa da imprensa. Ele saiu do ar algumas vezes, num período de 4 meses como blogueiro. Intitula-se “blogueiro sujo”. Será?! Ele esteve presente no acontecimento, provocando risos...

Vianna faz uma observação interessante, a qual pode ter passado despercebida durante o Encontro: a demonstração da “força dessa parceria entre movimento sociais, sindicatos e blogueiros independentes”. Afirma que a “força da blogosfera progressista é a força dos movimentos sociais. Uma não existe sem os outros”. Para ele, não há substituição pela Internet do combate nas ruas, na realidade concreta.

A Web@Tecno tem uma incumbência, no Mídia e Questão Social, que é o de trazer o que rola no ciberespaço. É bem verdade que ainda não com a frequência e regularidade desejada, mas investe-se na qualidade do que apresentar. Isso é um dos princípios firmados por todos os colaboradores desse blog, que fará daqui a pouco o seu primeiro ano de existência. Uma fantástica experiência!

Então, reproduzirei, abaixo, dois artigos escritos por dois membros da Comissão Organizadora desse festejado encontro - no sentido amplo da palavra : << ATO DE ENCONTRAR-SE >> -, com quem se convive virtualmente. Eles trazem um panorama interessante do acontecimento, além de levantar algumas questões relativas ao o uso da blogosfera, como, por exemplo, a política da Comunicação: a defesa firme do Plano Nacional de Banda Larga, liberdade de expressão, dentre outros temas, frutos de produtivos debates. São eles: o jornalista Rodrigo Vianna, do Escrivinhador e Eduardo Guimarães, do blog Cidadania, lançador do Movimento Sem Mídia.

Mas, claro que trago também uma reportagem de Anselmo Massad e Ricardo Negrão, publicada na Rede Brasil Atual - As decisões do encontro dos blogueiros -, também reproduzida no Blog do Miro .

Quem por algum motivo ainda não está na blogosfera, mas aprecia esse espaço cibernético, é só aproveitar e navegar... Eu já me deliciei!!


Antes, porém...

Exibirei - materializando tudo o que foi escrito nos artigos abaixo reproduzidos - três dos vídeos, que citarei como sugestão. Penso serem ricos instrumentos para se pensar o 2º Encontro. Bom proveito !


1º Encontro dos Blogueiros Progressistas


Fonte: Grita São Paulo

Entrevista com Rodrigo Vianna


Fonte: Freakstterr - Entrevista realizada por Carolina Mandú e Leandro
Melito em 21/08/2010 no 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Entrevista com Altamiro Borges – Responsável pelo Instituto Barão de Itararé – SP.


Fonte: Freakstterr - Entrevista realizada por Carolina Mandú e Leandro
Melito em 21/08/2010 no 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas


* Nelma Espíndola é assistente social, webmaster do Blog Mídia e Questão Social, atuando profissionalmente na Associação Saúde Criança Reagir.

[Blog-colaboração - Articulista Mione Sales]
:::::::::::::::::::::::::::::::::

BLOGANDO na trilha do I Encontro...


300 podem virar Mil ano que vem!
publicada segunda-feira, 23/08/2010 às 13:09 e atualizada segunda-feira, 23/08/2010 às 13:17

Por Rodrigo Vianna

Foi um encontro vitorioso esse ocorrido no fim-de-semana em São Paulo. Reunimos, em dois dias de intensos debates, mais de 300 blogueiros progressistas de todo o país; havia gente de 19 Estados!

Auditório lotado com 200 pessoas; outras 100 acompanharam tudo pelo telão, no andar de baixo

Vitorioso, em primeiro lugar, porque aconteceu. Conseguimos dar o primeiro passo. Conseguimos fazer a reunião, na raça. E saiu tudo direito: alimentação, hospedagem, estrutura para os debates. Em apenas 3 meses, botamos o Encontro de pé, contando “apenas” com a boa vontade geral e com o apoio material de 25 quotistas - em sua maioria, sites e sindicatos ou organizações de trabalhadores.

Esse, aliás, é um aspecto simbólico que pode ter passado quase despercebido durante o fim-de-semana: mostramos a força dessa parceria entre movimentos sociais, sindicatos e blogueiros independentes. Como deixou claro a Débora Silva, do “Movimento Mães de Maio”, logo na mesa de abertura no sábado: a Internet tem mais força se estabelecer essa parceria com as ruas, com a turma que se organiza em associações e sindicatos. A força da blogosfera progressista é a força dos movimentos sociais. Uma não existe sem os outros. A internet não substitui o combate nas ruas, na realidade concreta.

O Encontro foi também divertido. E isso é ótimo! É preciso haver algum prazer nessas atividades. Aquelas velhas assembléias da esquerda nos anos 70 e 80, em que todo mundo parecia sempre sofrer e arrastar sua cruz para provar uma militância destemida, não cabem mais no século XXI. Militância pode -e deve - ser feita com leveza e (sempre que possível) com bom-humor.

E essa foi uma reunião também emocionante! Muito legal encontrar as pessoas no auditório, ou nos grupos de debate, olhar pro crachá e dizer: “ah, você é o Roberto”; ah, você é a Marlúcia”; ou ”você é o Miguel do Rosário”. São apenas exemplos. São pessoas que eu leio sempre – como blogueiros ou comentaristas nos blogs (no meu e nos outros)- e que eu só conhecia no mundo virtual. Encontrar esse povo todo pessoalmente foi uma experiência riquíssima.

Aliás, esse pra mim foi um dos pontos fortes do Encontro: aproximar os blogueiros de todo país, para fortalecer essa rede virtual e horizontal que já se criou no Brasil.

Um dos momentos mais engraçados foi ver o editor-em-chefe do Cloaca News, todo tímido, recebendo o merecido reconhecimento dos presentes pela combatividade e criatividade. Ele ganhou o troféu Barão de Itararé – como blogueiro de 2010. Só faltou a gente descobrir agora quem é o Stanley Burburinho! Essa tarefa fica pra 2011.

Outro ponto importante foram os debates de política da Comunicação: a defesa firme do Plano Nacional de Banda Larga, a briga pela “neutralidade” da rede (não aceitar que sites grandes tenham condições técnicas de navegação melhores do que os pequenos) e o apoio à ADIN (Ação Direta de Constitucionalidade) que o professor Fabio Komparato vai mover no STF, exigindo a regulamentação dos artigos da Constituição que falam sobre Comunicação.

Tudo isso, e muito mais, está na Carta Final do Encontro – que sofreu várias emendas e deve ter sua redação divulgada nas próximas horas.

Por último, mas isso talvez seja o mais importante, conversou-se muito sobre as questões técnicas: como fazer um blog de qualidade, como usar vídeo, como aproveitar ferramentas como o twitter. Ficou claro que, nas próximas edições do encontro, a gente deve gastar mais tempo com essas questões práticas, e menos com o debate “político”. Não que a Política seja desimportante (e vocês saõ testemunhas de como eu gasto posts e mais posts falando de Política aqui); mas é que o povo está com sede de aprender, de fazer, de criar!

Acertamos, na Assembléia Final de domingo, que nos meses de março e abril de 2011 vamos priorizar os encontros estaduais (com foco nessas oficinas bem práticas, e também no debate sobre a realidade da comunicação em cada região), preparatórios para o Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que deve ocorrer em maio de 2011.

A idéia é fazer a segunda edição numa cidade mais central do país (Brasília? Salvador? Rio?), pra facilitar o deslocamento da turma que vem do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste.

A Comissão Organizadora do Primeiro Encontro deve se reunir nas próximas semanas, pra fazer uma grande avaliação, e pra implementar algumas das sugestões que surgiram no debate - entre elas a de criar uma grande lista de blogs (que poderia ficar sob administração do Centro Barão de Itararé – será que é viável?).

São muitas idéias, muita coisa pra fazer! Uma delas, que me parece fundamental, é organizar um Encontro de Blogueiros sul-americanos. Surgiu a proposta de realizá-lo em Foz do Iguaçu, ano que vem, para aproveitar a efervescência política em todo o Continente.

Será que temos perna pra tanta coisa? Acho que sim. Em 3 meses, fizemos o primeiro Encontro – com 300 blogueiros. No segundo, com um pouquinho mais de trabalho, podemos chegar fácil a Mil blogueiros.

::::::::::::::::::::::::::

Outro olhar...

Encontro dos blogueiros: missão cumprida

Reproduzo artigo de Eduardo Guimarães, publicado no blog Cidadania:

Devo aos leitores um relato muito pessoal e despretensioso sobre o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros progressistas. Optei por não tirar fotos, para que o relato substitua a imagem e por não especificar os pontos dos quais tratamos, porque isso será feito depois de compilado tudo o que foi discutido.

Na sexta-feira, na “Regional” do Sindicato dos Bancários, em uma travessa da avenida Paulista, a quatro quadras de casa, encontrei o local da canja que Luis Nassif e seu grupo musical dariam.

O sobrado azul com um jardim na frente tem um corredor amplo que dá para um salão de cerca de 200 metros quadrados em que foi montado um palco em que Nassif e seu grupo aguardavam, sentados, pelo momento de iniciar o show.

Mal cheguei e já vi amigos da comissão organizadora, leitores e blogueiros que reconhecia aos poucos. Não conseguia dar dois passos sem que me abordassem. Alguns timidamente, outros efusivamente, mas todos com carinho e respeito.

A música de Nassif e seus companheiros era agradável, bem tocada e servia como trilha sonora em um ambiente em que as pessoas estavam alegres, entusiasmadas, cheias de gentileza e sorrisos.

A sensação que tive foi a de estar entre velhos amigos, ainda que muitos dos que ali estavam só conhecesse pela Internet. Mas, claro, havia vários companheiros do Movimento dos Sem Mídia e os amigos da comissão organizadora.

O que me encheu de alegria foi o carinho daquelas pessoas. Sério, era carinho. Perguntavam da Victoria, cada um deles. Mulheres e homens de várias partes do país, de várias faixas etárias. Pessoas de diversas classes sociais. Da periferia, dos bairros “nobres”, de cidades de todos os portes.

Que diversidade. Todos juntos como amigos de longa data. Na diferença o cerne da idéia que nos reuniu, de aproximar pessoas diferentes, mas iguais. Idealistas. Pessoas que acreditam que estão fazendo alguma coisa boa e importante pelo país, que apenas estão defendendo o que acham que seja o certo.

Por volta das 23 horas, vários de nós, como bons blogueiros “sujos”, decidimos terminar a noite jantando no lendário restaurante “Sujinho”, que tanto da intelectualidade boêmia paulistana viu passar por ali na segunda metáde do século passado. Lotamos o restaurante. Éramos dezenas.

No sábado, chego ao Sindicato dos Engenheiros em cima da hora de início dos trabalhos – às 9 da manhã. O local está lotado. Mais de 300 pessoas. Em frente ao prédio de cerca de dez andares, várias delas conversavam animadamente. No hall de entrada, garotas trabalhando freneticamente para emitir crachás de identificação após localizarem a inscrição de quem chegava.

Para ir da entrada até o primeiro andar do Sindicato, no auditório de cerca de 300 lugares, demorei, pelo menos, uns vinte minutos. Não conseguia dar dois passos sem ter que parar para conversar e tirar fotos. Mais carinho, mais sorrisos, mais pedidos de informação sobre a Victoria.

Logo se formou a mesa com o Luis Nassif, o Paulo Henrique Amorim, o Leandro Fortes e a ativista Débora Silva, de uma entidade autodenominada “Mães de Maio” que luta por justiça para filhos vitimados por violência policial.

Os palestrantes, jornalistas eminentes, despertaram muita atenção e interesse, tudo regado às tiradas espirituosas de Paulo Henrique, um mestre na arte de seduzir platéias.

Chega a hora do almoço. Caminhamos alguns quarteirões a um restaurante “por quilo” de boa qualidade – com destaque para uma mousse de maracujá que, confesso, tive que repetir algumas vezes.

Um pensamento: fiquei imaginando como a turma do instituto Millenium julgaria brega o nosso almoço “por quilo”, e foi aí que me deu mais fome.

À tarde, novas mesas temáticas de acordo com a programação do evento amplamente anunciada. Participei como moderador de uma mesa que contou com Luiz Carlos Azenha, Conceição Oliveira, Emerson Luis e Guto Carvalho.

Ao fim da tarde, aparece o ator José de Abreu para alegrar o fim do primeiro dia de trabalho com o seu bom humor e a sua simpatia.

No domingo, chego tarde ao Encontro. Perto das 11 horas da manhã. Acontecem diversas oficinas, conforme a programação anunciada. Tentei acompanhar um pouco de cada uma. Mais carinho, mais simpatia, mais gente pedindo notícias de Victoria.

Para encerrar o evento, Altamiro Borges me convoca para leitura do documento final, que redigi e foi difundido em vários blogs, inclusive no site do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé.

O documento foi modificado, recebeu contribuições e supressões. Atingiu consenso depois de quase duas horas de debates e de uma saudável divergência. Ao fim, aplaudimos uns aos outros, abraçamo-nos, despedimo-nos. Alguns, como eu, ainda esticaram até um boteco qualquer para uma rodada de cerveja.

Esta é uma homenagem às pessoas, suas diferenças e a incrível coincidência de ideais que as reuniu. De astros do jornalismo – se é que se pode chamá-los assim – a pessoas simples da periferia de várias partes do país, todos com os mesmos propósitos e se tratando como iguais que são.

Só me resta agradecer a todos os que honraram com as suas presenças àqueles que se reuniram no Sujinho há alguns meses e engendraram aquela festa de três dias da qual tantos pudemos desfrutar.

Concluo com meus cumprimentos a Altamiro Borges, Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Diego Casaes, Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai e Rodrigo Vianna. Foi um privilégio ter participado da elaboração e execução desse projeto com pessoas tão especiais.

A reportagem...

As decisões do encontro dos blogueiros

Reproduzo reportagem de Anselmo Massad e Ricardo Negrão, publicada na Rede Brasil Atual:

Cerca de 300 autores de blogs reunidos na capital paulista neste domingo (22), segundo dia do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, na capital paulista, aprovaram uma carta de princípios.


O texto defende a liberdade de expressão, especialmente na Internet, democratização da comunicação e a universalização da banda larga no Brasil (acesse link para íntegra da Carta dos Blogueiros Progressistas, no quadro abaixo). O documento encerra o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas.

Os trabalhos foram organizados por Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, e tomaram cerca de duas horas e meia. Propostas elencadas na manhã do domingo por grupos de trabalho foram apresentadas e aprovadas na plenária.

Também foi deliberada a realização de um segundo encontro, em data e local ainda a definir, além de eventos locais e regionais e aprovadas moções de apoio e de solidariedade a jornalistas e comunicadores.

Uma das primeiras polêmicas entre os ativistas esteve relacionada ao próprio nome do evento. Enquanto alguns participantes defendiam outras opções de adjetivos aos blogueiros, ficou definida a manutenção do termo "progressistas".

"O que seremos depende menos do nome e mais de nossa conduta daqui para frente", resumiu Conceição Lemes, do Viomundo. A resolução teve apoio da maioria da plenária.

Preocupações em definir o movimento como suprapartidário e desvinculado de lideranças e correntes políticas específicas, em sublinhar a posição contrária à censura e em garantir o apoio à neutralidade da Internet foram incorporadas à redação final.

O texto foi divulgado na tarde deste domingo. Há ainda apoio a regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam dos meios de comunicação no país e de incentivo a estruturas de financiamento para produtores autônomos.

::::::::::::::::::::::

Outras DICAS


BLOGPROG abertura
http://www.youtube.com/watch?v=uVxT16ubAVk

José de Abreu critica Serra e defende liberdade de expressão
http://www.youtube.com/watch?v=-F19_8JzuOc

Premiado no #blogprog, @cloacanews fala da força da blogosfera
http://www.youtube.com/watch?v=cW22q9d8NRs


BLOGS /SITES

O Escrivinhador – Rodrigo Vianna
http://www.rodrigovianna.com.br/

Blog do Miro
http://altamiroborges.blogspot.com/

Blog da Cidadania – Eduardo Guimarães
http://www.blogcidadania.com.br/  

Vi o Mundo – Luiz Carlos Azenha
http://www.viomundo.com.br/  

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
http://www.baraodeitarare.org.br/

Um comentário:

  1. Fiquei realmente arrepiada e emocionada com os vídeos desse I Encontro Nacional de Blogueiros... Coisa de formiga, sementinha, enfim...Trabalho em rede, de baixo para cima e com altas aspirações comunicativas, culturais e sociais! A polêmica sobre « to be or not to be » um blog "sujo" aqueceu também o Encontro, ao sabor da campanha eleitoral, denunciando a má vontade de alguns candidatos para com a liberdade de expressão que os "blogs" portam! Os blogueiros responderam com toda irreverência. Parabéns, Nel! Conte mais pra gente, sempre... abraço grande, Mione Sales*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou impressão...