domingo, 15 de novembro de 2009

Estréia hoje, aqui no M&QS, a editoria Web@tecno.



Vamos procurar dividir com vocês, se não todas, mas uma gama de novidades e discussões que rolam no ciberespaço. Falaremos de pesquisas sobre as mídias; dicas de sites, portais e blogs interessantes... Tudo o que puder contribuir para a socialização da informação, com credibilidade.

Nas conspirações virtuais da Equipe do Blog M&QS, nos últimos tempos, sentiu-se essa necessidade como complemento a todas as novidades que acontecem aqui em nosso espaço. Aí a coisa rolou! E, assim começamos em grupo a tarefa.

Então, de mochila nas costa, parti para minhas expedições, com um novo caráter associado, além do interesse e da curiosidade pessoal, o compromisso firmado em conjunto a fim de socializar e bem a informação.

Hoje vou falar de um dos portais de notícias que acesso diariamente: o Portal SRZD cuja direção geral é do jornalista Sidney Rezende, que também dentro deste contexto, tem o seu blog. Há outros blogs interessantíssimos por lá, também, um que fala inclusive sobre o direito autoral, o Blog do Autor. Sua criação deu-se em 23 de maio de 2006. Nesses três anos na web, sua audiência tem crescido de pau-a-pique. Pela sua estatística de acessos, segundo ele, só este ano, o portal teve um acréscimo de 400%. Em outubro de 2009, já atingiu a marca de 2.766.175 milhões de leitores mensais, e mais de 5 milhões e 400 mil pageviews. O que demonstra a confiança e interesse no que é noticiado por ele e sua equipe, nesse curto espaço de tempo de existência.

No dia 11 de novembro, o jornalista trouxe-nos um comentário em seu blog sobre o resultado de uma pesquisa feita ao Instituto Vox Populi pelo Grupo Máquina sobre a “Alta da Internet”, enquanto um dos segmentos de comunicação. O quê está à luz dos nossos olhos.

Um dos seus comentários sobre as amostragens dá visibilidade a um viés significativo: a alta da credibilidade da internet associada a esse seu crescimento veloz.

Vou inverter um pouco a ordem na apresentação dos fatos como a informação foi passada só para dar ênfase ao que falei acima. Numa escala de notas quanto à avaliação de credibilidade dos vários veículos de comunicação, de 0 a 10, a internet fica com a segunda nota (8,20), um empate técnico, podemos assim dizer, com o rádio em primeiro (8,21), seguido pela TV (8,12), jornal (7,99), revista (7,79) e redes sociais (7,74).

Esse crescimento de preferência da internet entre os entrevistados mostra, segundo os especialistas, a importância da mídia, a qual, “atualmente passa por uma discussão sobre a cobrança de conteúdo online das publicações. O assunto é discutido na Carta de Hamburgo, que trata dos direitos autorais na internet.”

Os demais dados informativos da pesquisa são:

A TV está em primeiro lugar na preferência do brasileiro com 55,9%, seguida pela internet - sites de notícias/blogs jornalísticos - (20,4%), jornal impresso (10,5%), rádio (7,8%), internet - redes sociais - (2,7%), jornal online (1,8%), revista impressa (0,8%) e revista online (0,1%).

A consulta foi feita com 2.500 pessoas, maiores de 16 anos, entre 25/08 e 09/09, no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. O estudo quer entender como o brasileiro se informa atualmente e qual é o seu comportamento na frequência do consumo da mídia.

O estudo também perguntou quais são as fontes mais acessadas no dia-a-dia e a televisão ficou em primeiro, 99,3% afirmou que assiste TV. Completam o ranking: rádio (83,5%), jornal impresso (69,4%), internet – sites de notícias e blogs de jornalistas (52,8%), revista impressa (51,1%), redes sociais (42,7%), versão online de jornais impressos (37, 4%) e versão online de revistas (22,8%).

Outra questão foi a frequência de utilização dos meios de comunicação, que também foi vencida pela TV. 88,6% disseram que assistem TV todos os dias; 3,1% apenas de segunda a sexta-feira; 2,5% apenas nos finais de semana; 5,1% sem frequência definida e 0,7%não se informa pelo meio.

Os sites são vistos diariamente por 30,9%; durante a semana por 3,8%; nos finais de semana por 4,1%; sem frequência definida por 14% e 47,2% não se informa pelo meio.

Nesta ordem, o rádio representa: 59,5%; 5,1%; 4,6%; 14,2% e 16,5%. Jornais impressos: 28,5%; 7%; 10,8%; 23% e 30,6%. Redes sociais: 24,9%; 3,4%; 3,9%; 10,5% e 57%. Jornais online: 16,7%; 5,3%; 3,2%; 12,1% e 62,3%. Revistas: 10,4%; 8%; 7,5%; 25,1% e 48,9%. Sites das revistas: 7,5%; 3,6%; 2,2%; 9,4% e 77,2%.

Então estas são algumas informações que obtive através do blog jornalístico do Rezende. A curiosidade aumentou e me fez buscar mais dados para repassá-los a vocês.

Um abraço,

Nelma Espíndola – Assistente Social.
E-mail: nelmaespindola@gmail.com

Fontes: Blog Sidney Rezende  - Portal SRZD e Webmarketing Blog

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