domingo, 1 de novembro de 2009

Editoria Volta do Mundo, Mundo dá Volta

Alemanha - A irreverência da arte no aniversário de 20 anos da Queda do Muro de Berlim



« Ele me deu um beijo na boca
e eu correspondi àquele beijo».

Caetano Veloso
A foto é conhecida do público brasileiro. Como todos sabem, os russos na era pré-Perestroika exercitavam a saudação política com um beijo na boca. Nada de amor no caso, mas apenas cumprimento do « protocolo » socialista, como gosta de lembrar e de excedê-lo o nosso presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na foto em questão, os então presidente russo Léonid Brejnev e o presidente alemão da RDA/República Democrática Alemã Eric Honecker trocam, em outubro de 1979, um ósculo lendário em comemoração aos trinta anos do regime socialista alemão. O beijo foi registrado por um fotógrafo francês Regis Bossu. Posteriormente, essa foto de imprensa foi recriada pelo artista plástico russo Dmitri Vrubel, sob a forma de uma pintura, intitulada « Mundo, ajude-me a sobreviver a esse amor mortal », inspirada na estética do realismo socialista, e exposta na parte oriental de Berlim em 1990. Trata-se de uma representação pictórica do Estado e da política na época, longe de qualquer erotismo que possa sugerir à primeira vista o humor crítico inscrito na obra, pela terceira vez re-estampada nos muros berlinenses.



Convidamos os blogonautas do Mídia & Questão Social a conferir o link abaixo, disponível para consulta pelos próximos 15 dias no site do Le Monde.
http://www.lemonde.fr/videos/?id=1260872#0



Mione Sales é assistente social, professora de Serviço Social (Uerj), doutora em Sociologia e graduada em Literatura Comparada. Contato: mionesales@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...