sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Editoria Equipe Mídia e Questão Social

A gente quer viver a liberdade



« A gente quer valer nosso suor
A gente quer valer o nosso humor
(…) A gente quer é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade
(…) A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente que é ser um cidadão »
GONZAGUINHA


Inspiramo-nos em Gonzaguinha e Luis Fernando Veríssimo, reconhecido « artista do silêncio », para homenagear a experiência virtual da blogosfera que tem como mediação fundamental a imagem, é certo, mas sobretudo a palavra. Ficamos com ela, porque a compreendemos, à maneira de Joel Rufino dos Santos, como « a residência do ser ».
Por meio dela, entretecemos laços e também nós, comunicamo-nos, manifestamos muitas vezes nossa perplexidade face a certos horrores e absurdos da existência, como a criminalização sofrida pelos movimentos sociais como pauta permanente da grande mídia; ou ainda face à falta de futuro que assombra muitos subúrbios e periferias do Brasil e do mundo inteiro, onde a juventude é justamente o ouro escondido. Preocupa-nos a cada ano o aprofundamento do desencanto com a política, sobretudo com o que isso pode significar de ameaça à nossa dedicada e paciente construção da democracia.

Nós do blog Mídia & Questão Social, renovamos, porém, nossa esperança nessa atividade pública, tão clássica e ainda moderna, por meio dos corajosos políticos sérios eleitos na última eleição, que esperamos não sejam os « últimos moicanos », mas os debravadores de novas fontes de coragem de labuta por um mundo e um Brasil com menos desigualdade e injustiça social, menos hipocrisia e prepotência, menos preconceito, menos violência e menos homofobia.

Sonhamos com a resistência social de homens e mulheres, com todos os esforços coletivos e individuais pela « paz & pão » nossos de cada dia, com a independência política e liberdade no verbo e na imagem, porque concatenados com valores emancipadores, como o humor, a criatividade, o respeito às diferenças e a solidariedade internacional.
E como diria o silencioso e paradoxalmente verborrágico  Veríssimo :
A causa pela qual vale a pena lutar é uma ideia de sociedade (…), uma ideia de comunidade e justiça compartilhadas, acima das ambições individuais e da moral do mercado. (Entrevista a Caros Amigos, janeiro 2008). 
Nós do blog Mídia & Questão Social relutamos, portanto, em aderir ao côro dos que não acreditam em nada ou acreditam em qualquer coisa. Acreditamos, sim, no potencial de reinvenção da vida, na luta, na batalha diária, na comunicação como um direito humano, na educação como um bem fundamental, portanto público, em políticas sociais efetivamente caucionadoras de melhores condições de vida para os indivíduos sociais e suas famílias, e no trabalho como a fonte primordial da autonomia, da dignidade, da criação e da práxis. 
Junto com nossa mascote, a Mafaldinha e sua turma, o coletivo Centopeia que faz o blog Mídia e Questão Social deseja a todos vocês, blog-leitores um ano de 2011 :

Arretado ! ¤ Porreta ! ¤ Bem bacana ! ¤ Maneiro! ¤ Superlegal! ¤ Feliz, feliz! ¤ Genial! ¤ Cool! ¤ Inteiro e não pela metade!





Saudações sociais e comunicativas,
Equipe do Blog Mídia e Questão Social

Um comentário:

  1. Mando um abraço a todo o Coletivo Centopéia, e o desejo de um grande ano a todos(as). Compartilho o desejo de "coragem de labuta por um mundo e um Brasil com menos desigualdade e injustiça social, menos hipocrisia e prepotência, menos preconceito, menos violência e menos homofobia." Ou seja, pro Brasil se tornar mais humano, precisa SER mais humano (não sei se me fiz entender).
    Um abraço pra todo mundo!
    Humberto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou impressão...