sábado, 13 de fevereiro de 2010

Editoria Caleidoscópio Baiano

CAMPANHA COMBATE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS
Especial Carnaval Salvador 2010

Claudia Correia

Todo ano o governo e as entidades que militam na defesa dos direitos da criança e do adolescente lançam durante o carnaval a campanha contra a exploração sexual infanto juvenil. Os casos de violação dos direitos conquistados no Estatuto da Criança e do Adolescente-Eca crescem em todo o país e atingem de forma mais perversa os estados nordestinos onde a pobreza assola milhares de famílias. No carnaval, o cenário é favorável a estes crimes até por conta do turismo sexual. Apesar deste quadro, a maioria dos Conselhos Tutelares no Brasil estão desaparelhados e sem condições de atuar nesta área.

Pela 5ª vez a campanha nacional foi lançada na abertura do Carnaval de Salvador, pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na noite da última quinta-feira (11). A justificativa por esta escolha é apontada porque as autoridades do estado da Bahia “têm revelado mais atenção ao enfrentamento da exploração sexual de crianças”, segundo o ministro.

No carnaval de Salvador uma polêmica envolve os cantores Ivete Sangalo e Tatau. Ele integra, com outros artistas baianos, a Campanha estadual liderada pelo Ministério Público de combate à violência sexual contra crianças no carnaval. A música "Lobo mau" que traz o refrão "vou te comer, vou te comer", sucesso na voz da cantora, foi criticada por Tatau, em cima do trio elétrico neste sábado de carnaval, no circuito da folia. O público pedia que ele cantasse a tal música e ele se recusou, fez um discurso contra a letra alegando que incentiva a pedofilia e que assumiu um compromisso com a campanha.

Confira abaixo o vídeo da Campanha Nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no carnaval e mais detalhes sobre a iniciativa no Portal Pró-Menino, um portal da Fundação Telefônica “que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da disseminação da informação, do apoio de organizações que lidam com essa temática e sensibilização da população em geral.”

Assistam o Vídeo da Campanha:



Essa é a campanha! Não deixem de denunciar esse tipo de violência contra crianças e adolescentes. Disque 100! 



Claudia Correia, assistente social e Jornalista, Profª da ESSUCSal, mestre em Planejamento Urbano. Contato: ccorreia6@yahoo.com.br.

Fontes: Portal Pró-Menino e Agência Brasil.

3 comentários:

  1. Muito importante esse combate efetuado no contexto do carnaval de Salvador e a sua divulgação aqui - em escala nacional e até mesmo internacional(visto que temos leitores espalhados pelo mundo)-, para não esquecermos o que pode acontecer no embalo da folia brasileira. Bravo, Claudia!!! Mione*

    ResponderExcluir
  2. Claudia, foi de fato muito oportuno o momento de divulgação desta campanha. Concordo inteiramente com Mi, em sua exaltação a você, ao som de tamboris, reco-recos e agogôs, num clima de alegria, mas com o olhar atento contra as questões de violência contra crianças e adolescentes!!
    Um abraço.
    Nelma.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Claudia! É de extrema importância a lembrança de que em meio à alegria e descontração próprias do carnaval ainda persistem problemas como a exploração sexual de crianças e adolescentes!
    Que esse texto nos traga à mente a importância de comemorarmos sem deixarmos de lado nossa luta para alterar/melhorar a realidade à nossa volta!

    Um abraço!

    Léo Rocha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou impressão...