terça-feira, 10 de agosto de 2010

Editoria Estranha Semelhança com a Utopia

Serviço Social avança no debate sobre comunicação

13º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais tem eixo com diversos trabalhos sobre o tema

Jefferson Ruiz*

        Fonte: CFESS

Pela primeira vez em sua história o maior evento político e profissional dos assistentes sociais brasileiros teve trabalhos inscritos para o eixo comunicação. Embora a proposta de debate das relações entre suas diversas dimensões e o Serviço Social já tenha constado da edição anterior do evento, naquela ocasião nenhum trabalho foi aprovado neste eixo de debates. A 13ª edição do evento ocorreu em Brasília, de 31 de julho a 05 de agosto.

O debate sobre comunicação no Serviço Social não está se iniciando agora. Ele vem, ao menos, do final da década de 90, com a aprovação, pelo Conselho Federal de Serviço Social, do documento chamado “A beleza está nas ruas”. Daquele momento até hoje os conselhos regionais e federal da profissão avançaram muito em acúmulo e ações em comunicação. Uma visita às diversas páginas eletrônicas destas entidades permite perceber a qualidade de diferentes instrumentos de comunicação, sempre buscando uma visibilidade adequada para as políticas sociais e para o próprio Serviço Social. Trata-se de tarefa cumprida com dedicação e profissionalismo por assessores de comunicação, direções das entidades, assistentes sociais de base e outros colaboradores.

       Fonte: blog Serviço Social hoje


A novidade no 13º CBAS foi constatar que a produção teórica e prática de profissionais passa a perceber o fenômeno da revolução das comunicações como fundamental para explicar o tempo atual, suas contradições e, inclusive, as potencialidades existentes de mudanças e de maior articulação entre setores progressistas, que buscam uma sociedade justa.


O debate sobre comunicação foi incluído no eixo Educação, Comunicação e Cultura. Pela quantidade de trabalhos inscritos, os temas comunicação e cultura tiveram uma tarde específica de debates e apresentação das produções. Nos trabalhos, pôde-se perceber: reflexões teóricas sobre conceituação de cultura; interpretações políticas sobre a concentração dos meios de comunicação; recuperação dos avanços profissionais obtidos até o momento e propostas para que o debate continue evoluindo (por exemplo, a necessidade de que a formação em Serviço Social reconheça que a comunicação é um tema da atualidade e, com a formação generalista que caracteriza a profissão, perceber como se relaciona com a apreensão sobre a conjuntura, as políticas sociais, o modo de ser de diversas populações e outros fenômenos).

                          
      Fonte: CFESS

Um dos aspectos mais legais do eixo Comunicação e Cultura, em minha opinião, foi perceber que estudantes e profissionais começam a se utilizar de instrumentos de comunicação para viabilizar acesso a direitos da população, bem como para disputar publicamente as interpretações sobre Serviço Social e políticas sociais. Sabemos, hoje, do desenvolvimento de experiências de boletins (impressos ou eletrônicos) e programas de rádio e de televisão comunitárias que contam com assistentes sociais e estudantes de Serviço Social em suas equipes interdisciplinares. Nosso papel não se confunde com os aspectos técnicos de tais produções (embora seja sempre importante entender os elementos básicos que as conformam). Em geral, nossa inserção se dá na elaboração da pauta, na identificação dos temas mais candentes para determinada população, no trato destinado às diversas demandas populacionais e aos direitos que a elas estão relacionados. Parece-me possível afirmar que não teremos assistentes sociais atuando em comunicação (técnica e teoricamente falando não temos, em nossa formação, os elementos mínimos exigidos para que tal atuação se dê com qualidade). Contudo, é perceptível que a comunicação coloca-se, cada vez mais, como instrumento de divulgação e potencialização de ações profissionais. Estas possibilidades, aliás, já estavam relatadas em artigos publicados no livro “Mídia, questão social e Serviço Social”, quando projetos desenvolvidos por assistentes sociais viabilizaram, por exemplo, debate crítico com a juventude em relação ao conteúdo de programas de televisão.

Outro fator bastante relevante foi perceber que em vários Estados do país o debate sobre comunicação começa a se fazer presente. Após o CBAS podemos afirmar que ao menos Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já contam com esta preocupação. O que não descarta pensarmos em formas de mapeamento e troca de experiência nacional de experiências eventualmente desconhecidas.

Em um Congresso que deve ficar marcado para a história profissional (leiam comentários finais abaixo), a chegada da comunicação como mais um tema para nossos acúmulos e debates também foi um marco que tende a ser lembrado com a devida atenção futuramente.

Conjunto CFESS/CRESS atualizará Política Nacional de Comunicação

         Fonte: CRESS-RJ


Por sua vez, os conselhos federal e regionais de Serviço Social vêm se reunindo em 2010 para atualizar a Política Nacional de Comunicação do Conjunto que integra estas entidades nacionalmente. A primeira versão da Política foi aprovada em 2006, no Encontro Nacional CFESS/CRESS ocorrido em Vitória (ES), após a realização do 1º Seminário Nacional sobre o tema.

No último dia 15 de julho os CRESS da Região Sudeste realizaram um Seminário Regional de Comunicação, para pensar as contribuições dos profissionais dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para a Política Nacional. O evento ocorreu em Copacabana, sendo organizado pela comissão de comunicação do CRESS-RJ.

Na primeira mesa do evento a coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho Federal de Serviço Social, Kênia Augusta Figueiredo, foi acompanhada por Mione Sales, uma das idealizadoras e colaboradoras do blog Mídia e Questão Social. Ainda estiveram presentes no evento Alessandra de Melo Silva, Nelma Espíndola e Leandro Rocha. Leandro e eu integramos a comissão organizadora do Seminário.

Em setembro, em Florianópolis (SC), ocorrerá o 2º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS. Na pauta, discussões políticas e conjunturais sobre a comunicação no mundo atual e a Política Nacional de Comunicação. Tive o enorme prazer de ser convidado para contribuir na mesa que discutirá a Política. Comprometo-me a registrar os aspectos mais relevantes dos debates para próximas postagens no Blog.

Comentários finais

         Fonte: CRESS-RJ

13º CBAS na história profissional – Brasília viveu a concretização de uma proposta que as assembleias de assistentes sociais do Rio de Janeiro já apontavam há vários anos: a realização de atos públicos de rua, articulando movimentos sociais locais, suas demandas e as reivindicações profissionais. Aproveitando a presença de cerca de 2800 pessoas para o Congresso foi realizado um grande ato público, nas ruas da cidade, para reivindicar especialmente a aprovação, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei 152/2008, que estabelece a jornada semanal de trabalho de assistentes sociais em, no máximo, 30 horas. A manifestação reuniu três mil pessoas (destaque-se a presença e aliança com os trabalhadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, em greve há mais de cem dias – presente em Brasília com nada menos que 18 ônibus). Criativa na forma, nas músicas, nas danças, no visual, a mobilização apresentou aos que a presenciaram a defesa de várias bandeiras, como a defesa de saúde e educação de qualidade, o fim da violência contra a mulher, o questionamento à homofobia, a defesa das terras indígenas, a necessidade de reforma agrária e urbana que desconcentrem terra e riquezas. Vários movimentos sociais estiveram presentes e se manifestaram conosco. Ao final do dia, após pressão e articulações com senadores, os manifestantes receberam a notícia da aprovação do projeto das 30 horas. Obviamente, comemoramos muito! O que não encerra a luta: o presidente da república tem 15 dias, a contar da aprovação, para sancionar ou não o PL 152. Você também pode ajudar: participe do abaixo-assinado digital, acessando as páginas eletrônicas do CFESS (www.cfess.org.br) ou do CRESS-RJ (www.cressrj.org.br). A defesa de jornadas de trabalho mais justas é a defesa de serviços com maior qualidade a toda a população.

           Fonte: CRESS-RJ

Impactos do livro “Mídia, questão social e Serviço Social” – No mesmo CBAS soubemos oficialmente, pela Editora Cortez, do lançamento da segunda edição do livro que deu origem a este Blog. Ela teve cinco mil exemplares, o que confirma a importância da contribuição e reflexões que assistentes sociais e profissionais de comunicação apresentam na publicação. Registre-se, também, o agradecimento de uma das congressistas, na sessão temática que discutiu os trabalhos, em relação ao livro. Segundo seu relato, suas pesquisas não haviam identificado nenhuma publicação que relacionasse Serviço Social e comunicação. Persistindo na defesa da necessidade de debate do tema, poucos meses antes de concluir sua monografia o livro foi lançado, contribuindo com sua produção acadêmica e permitindo a manutenção do eixo de seus estudos e pesquisas.


Dicas e informações adicionais


. O CBAS é realizado de três em três anos e orienta a agenda profissional de assistentes sociais para o período seguinte. Sua organização prevê a realização de conferências, plenárias simultâneas, sessões de apresentações de trabalhos (nas modalidades oral e pôster), atividades culturais.

        Fonte: CRESS-RJ

. Mais fotos do Congresso e da grande manifestação de Brasília estão divulgadas pelo Conselho Federal de Serviço Social nos álbuns do PICASA. Acesse em http://picasaweb.google.com/109586589439976747638

 
Fonte: CFESS-RJ

. Vários colegas filmaram trechos do ato. Estamos tentando viabilizar a divulgação de alguns deles no youtube. Já há alguns trechos do Congresso disponíveis, provavelmente postados por participantes do evento.


            Fonte: CRESS-RJ

 *Jefferson Lee de Souza Ruiz é bacharel e mestrando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profissionalmente, atua como assessor político do Conselho Regional de Serviço Social do mesmo Estado.

6 comentários:

  1. Jeff,
    Gostei muito da cobertura que fez sobre os eventos - XIII CBAS e o Seminário Regional de Comunicação -, e de saber que o livro "Mídia, Questão Social e Serviço Social" vêm tomando assento, tanto na literatura acadêmica do Serviço Social, quanto na da Comunicação Social. Isto é, sem dúvida, o valor de todo esforço coletivo empreendido na produção do livro e um grande incentivo. Parabéns a todos!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,Jefferson.

    Este apanhado sobre comunicação e Serviço Social está excelente. Já estou ansioso para vê-lo no seminário nacional de Comunicação, em setembro.

    Mais interessante ainda é que estamos "postando" num blog, recurso que o conjunto Cfess-Cress precisa utilizar! Torço para que leve esse debate das mídias sociais para sua palestra também!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, excelente texto!

    Realmente, o XIII CBAS foi sensacional e marcante não só para os profissionais da área mas para nós, profissionais de Comunicação que atuamos no meio.

    Até o Nacional!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fico ainda mais entusiasmada em investir nesta área com este panorama dos avanços no Serviço Social no campo da Comunicação. Acredito que este blog tem tido um papel importante também para o conjunto CFESS/CRESS e a nossa categoria. Vamos em frente! Parabéns pelo olhar apurado deste cenário que tanto nos inspira.
    Beijos
    Claudia Correia

    ResponderExcluir
  5. Este blog está me ajudando muito na construção do meu tcc.
    Precisamos que mais pessoas tenham essa iniciativa de criar espaços de comunicação que possa contribuir para construção de uma cidadania Livre(sem censura)
    A equipe toda está de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Parabéns pela iniciativa.
    Já estou divulgando o Blog entre os assistentes sociais do Rio Grande do Sul através das ferramentas do CRESS/RS.
    Abraços!

    Vanessa Martins
    assessora de comunicação - CRESS/RS

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e/ou impressão...