sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Editoria Web@Tecno


A CIDADE MORENA
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

      Pôr do Sol no Lago do Parque das Nações Indígenas - Campo Grande/MS.

"O olhar
Ele era um andarilho.
Ele tinha um olhar cheio de sol
de águas
de árvores
de aves.
Ao passar pela Aldeia
Ele sempre me pareceu a liberdade em trapos.
O silêncio honrava a sua vida."
 Manoel Barros


Do alto do avião vi aquela "Cidade Morena". O planalto se vislumbrava diante dos meus olhos. A terra roxa contrastava com o tapete verde claro, extenso, cheios de pontinhos brancos que ziguezagueavam por sobre ele, mostrando-se mais de perto lindos.

"BRED TO OKIE".


Não pensem que eu os conhecia, só a curiosidade daquela beleza me fez descobri-los!  

A minha percepção era de que o horizonte estava próximo... ao menos diante dos meus olhos. O sentimento que me invadiu naquele momento me fez viajar com Azimuth: "É aqui onde estou essa é minha estrada por onde eu vou. E quando eu cansar na linha do horizonte eu vou pousar."

E assim, fui nos intervalos das atividades, procurando perceber, conhecer e saber mais da beleza daquela cidade, de avenidas largas e arborizadas, com uma infraestrutura que espelha organização e planejamento, cujos princípios desse objetivo acabam trazendo como consequência qualidade de vida para os que ali moram. É uma das cidades que mais se desenvolve e cresce no Brasil. Estima-se que seu crescimento em 2012 seja de 7,5%, mesmo que a conjuntura socioeconômica de nosso país conte com uma projeção do PIB menor que 2%.





Campo Grande vem se destacando como uma das principais cidades brasileiras de turismo de eventos, com realizações de grandes feiras, leilões, exposições e congressos. Conheci-a por intermédio do meu trabalho junto à Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios - ANEPREM, que ali realizou o seu 12º Congresso Nacional de Previdência e o 7º Congresso Estadual da ADIMP-MS, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, nos dia 29, 30 e 31 de julho de 2012.


Heliomar Santos, presidente da ANEPREM, no Auditório Manoel de Barros


Fiquei encantada com esse Centro de Convenções, que é considerado um dos mais modernos e bem equipados da América Latina.



   
Ele está localizado numa reserva ecológica de 129 hectares de vegetação nativa, o Parque dos Poderes, onde estão os poderes estaduais Executivo, Legislativo e Judiciário. Por entre ruas e avenidas, toda a reserva tem sinalizações sobre limite de velocidade de 30KM, e sobre os animais silvestres, que podem ser vistos com frequência "passeando" pelo asfalto ou próximo a ele... São tatus, capivaras, quatis, tamanduás e outros pássaros silvestres. A sede da Polícia Ambiental e o Centro de Recuperação dos Animais Silvestres encontram-se instalados por lá, também.


Na volta para o Hotel, vimos um bando semelhante de Capivaras


Integrei a equipe que coordenou a organização do evento. Foi uma experiência exitosa de trabalho, de convivência com pessoas de todo o Brasil presentes naquele universo "previdenciário": congressistas, palestrantes e patrocinadores.


Palestra Drª Nancy Abadia, Coordenadora-Geral do Banco de Dados do Departamento dos Regimes de Previdência no
 Serviço Público - DRPSP/MS.


Tenho que destacar, porém, o quanto o povo campo-grandense é acolhedor! Outra qualidade que se destaca é a multiculturalidade presente na cidade, pelas várias raças que compõem a sociedade local, muitas provenientes da imigração. A cultura indígena é preservada, a imigração japonesa, ali relevante, tem expressiva representatividade, inclusive, na cidade há um marco em sua homenagem. Se preservam a cultural local, os seus artistas, a música sertaneja, a moda de viola, um  exemplo que emocionou não só a mim, mas ao público do 12º Congresso da ANEPREM, foi a apresentação da Orquestra Revoada Pantaneira. Não deu para não viajar quando o berrante foi tocado para o início da exibição.


Apresentação da Orquestra Revoada Pantaneira


Para deixar uma amostra da beleza desse lugar e do som pantaneiro é só ver os dois vídeos abaixo:

A Cidade Morena...





O Menino da Porteira...




Dizem que quem conhece a Cidade Morena não a esquece jamais... Sou prova disso, pois quero voltar logo!

“Que hei de fazer se de repente a manhã voltar?
Que hei de fazer?
— Dormir, talvez chorar”.

                                                                                                 Manoel de Barros


___________
Nelma Espíndola – é assistente social, webmaster do Blog Mídia e Questão Social, atua como assessora da Presidência  do PREVINIL / ANEPREM.
_____
Links

Manoel Wenceslau Leite de Barros [Poeta e Escritor Brasileiro]


Chalana - Almir Sater
http://youtu.be/fzLqXBeB_AE


Um violeiro Toca - Almir Sater
http://youtu.be/JhRdKFyO-mQ

Saudade da minha terra
http://youtu.be/TQLME9cwu48

Luar do meu sertão
http://youtu.be/dxI9Pen_ERk

 

Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios - ANEPREM
http://www.aneprem.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...