sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Notícias da UNESCO sobre o dia Internacional da Alfabetização

Considerando a importância do investimento nessa seara para que os indivíduos possam conhecer e usufruir plenamente de seus demais direitos, culminando no desenvolvimento da sociedade, seguem as notícias referentes ao dia internacional da alfabetização, comemorado no dia 8 de setembro:

Belém debate educação de adultos
Belém, 9/9/2009 – Especialistas internacionais, da UNESCO e do Ministério da Educação participarão do debate “Direito a aprender ao longo da vida: desafios frente à diversidade“, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, nesta quinta-feira, 10, das 19h às 22h. O aprender ao longo da vida é tanto um direito quanto uma necessidade. A proposta é discutir quais são os múltiplos desafios - regionais, étnicos, de gênero, etários etc. - que influenciam no aprendizado ao longo da vida e como isso pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas no mundo de hoje. O debate, que celebra o Dia Internacional da Alfabetização, comemorado no dia 8 de setembro, é destinado a educadores, professores, estudiosos e alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e demais interessados.
O programa do debate terá início às 19h com a moderação do Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, e apresentações pontuais dos debatedores. Em seguida serão abertas as discussões com os presentes e o encerramento contará com as considerações finais dos debatedores.
A realização do debate foi uma proposta dos organizadores da Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA VI), que acontecerá de 1º a 4 de dezembro deste ano, em Belém. Alguns dos debatedores da noite do dia 10 fazem parte do Grupo Consultivo da CONFINTEA, constituído por pessoas integrantes da UNESCO, dos governos e de instituições da sociedade civil de todos os continentes e responsável por definir os conteúdos a serem discutidos nessas Conferências, que acontecem a cada 12 ou 13 anos. O Grupo Consultivo estará reunido em Belém nos dias 10 e 11 de setembro, em encontro fechado, para os ajustes finais na preparação da CONFINTEA VI.
No âmbito local, participarão do debate professores e alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Estadual do Pará (UEPA), da Universidade da Amazônia (UNAMA), do Fórum de EJA e interessados pelo tema. Para acompanhar o debate ao vivo, pela internet, clique aqui

________________

*Socialização Leandro Rocha
Assistente Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou impressão...